Grupo de Estudos
Seja bem vindo ao Fórum GEENF!


Att. GEENF

Cérebro demora 20 minutos para registrar que estômago está cheio

Ir em baixo

28072011

Mensagem 

Cérebro demora 20 minutos para registrar que estômago está cheio




Quando estamos com muita fome, o primeiro impulso é comer tudo o que vem pela frente e repetir em seguida – sem falar na sobremesa.
O problema é que o cérebro leva cerca de 20 minutos, a partir da primeira garfada, para registrar que o estômago está cheio. Portanto, quanto mais rápido você se alimentar, mais tenderá a comer e a engordar.

Para explicar os mecanismos da fome e da saciedade, o Bem Estar desta quarta-feira (27) contou com a presença do endocrinologista Alfredo Halpern e do psiquiatra e especialista em transtornos alimentares Adriano Segal.


Segundo eles, a ordem dos alimentos pode influenciar nesse processo, por isso é melhor começar pela salada. E é importante controlar a ansiedade para não abusar na quantidade de comida. Outras dicas são: tirar as travessas da mesa, planejar o que comer, olhar para os alimentos antes e mastigar bem.

O programa propôs um teste com uma família durante dois dias: os participantes deveriam esperar pelo menos 20 minutos antes de repetir o prato. Na enquete do nosso site, 65% dos que puseram o autocontrole à prova conseguiram aguardar 20 minutos e não se servir mais. Outros 22% não aguentaram esperar esse tempo mínimo e repetiram; e 13% esperaram e repetiram, porque a fome continuou.

new GMCEmbed( { midiaId: 1577545, sitePage: 'g1/bemestar/videos' } ).print();


Alguns alimentos que aumentam a sensação de saciedade são:

- Abobrinha
- Berinjela
- Alface
- Laranja
- Mamão
- Banana

Pensando Leve
O Bem Estar continua acompanhando as férias da família Silva. A Bia começou a fazer academia e já levou o irmão, Marcos Vinicius. Em casa, o cardápio já mudou: tem abobrinha, brócolis, couve na salada e no suco. Mas eles ainda têm que prestar mais atenção na quantidade de sal.

O menino já come na mesa, mas a irmã e a avó ainda almoçam no sofá. Após a refeição, Marcos Vinicius vai para o futebol. No calendário, quem se comportou mais foi a pequena Lorenna: seis dias de sinal verde.

Bia saiu um dia da dieta e comeu um chocolatinho, mas nada grave. O que faz mais falta para ela é o brigadeiro. Ao todo, Bia eliminou1,3 quilo, Marcos Vinicius perdeu 2,3 quilos e a mãe, Priscila, 2,7 quilos.



http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2011/07/cerebro-demora-20-minutos-para-registrar-que-estomago-esta-cheio.html

Fonte:

_________________
avatar
Pâmela Patrícia
Admin

Mensagens : 1881
Data de inscrição : 11/02/2010
Idade : 34

Ver perfil do usuário http://geenf.forumpratodos.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

- Tópicos similares
Compartilhar este artigo em: diggdeliciousredditstumbleuponslashdotyahoogooglelive

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum